Características de um bom programador

17 fev

Características de um bom programador

Os líderes empresariais geralmente são desafiados a encontrar uma equipe de programação talentosa e experiente, especialmente se os salários devem se enquadrar em determinadas diretrizes orçamentárias. O fato de a maior parte do trabalho de um programador ser realizado na frente de uma tela torna o processo de contratação ainda mais complicado. Nos últimos meses, tenho contratado um pouco de talento tecnológico para minha mais recente startup.

Além de conhecer as linguagens de programação necessárias para realizar o trabalho, existem alguns requisitos essenciais na contratação do programador certo. Aqui estão 15 características que podem indicar que um candidato faria um ótimo complemento para sua equipe de programação.
Com base em nossa própria experiência, centenas de palestras e dezenas de pivôs ao longo do caminho, devemos nos aprofundar na discussão. Criamos uma lista dos principais pontos fortes do desenvolvedor.

Velocidade e produtividade

Uma diferença de 10 vezes na produtividade entre os programadores. A pesquisa não é sem falhas, no entanto. Não “controla diferenças nas capacidades individuais. Ele também combina resultados de usuários que trabalham em linguagens de programação de baixo e alto nível. É não  conclusiva, mas é definitivamente sugestivo. E é exatamente assim que você deve encarar. 
Infelizmente, medir a produtividade do desenvolvedor nos escapou até agora. Sabemos que as linhas de código (SLOC, ou Source Lines of Code) não são uma medida que é sinônimo do valor do desenvolvedor. Por uma questão de fato, menos é mais no mundo do código desde que seja auto-consistente e totalmente funcional.

Consciência

Os melhores desenvolvedores sabem quando codificar e quando não codificar . Ele argumenta que a reinvenção da roda coloca pressão desnecessária no projeto. Em vez disso, use as bibliotecas existentes para economizar tempo. Parece lógico, não é? Fazer tudo do zero ainda é um dos maiores ladrões do tempo.

A conscientização também se manifesta através do limite de tolerância ao risco. Isso é crucial, porque muitas vezes você precisa refatorar os sistemas ativos. É aí que as coisas podem dar errado. Ser capaz de avaliar realisticamente o risco sem que o ego atrapalhe é definitivamente um dos pontos fortes do desenvolvedor. 

Habilidades de comunicação

  • Você precisa saber quais perguntas fazer quando não entender ou precisar verificar novamente.
  • É possível descobrir as coisas com base na comunicação com os colegas. Isso significa que  você não precisa confiar em especificações escritas.
  • Os conceitos são entendidos e comunicados rapidamente em uma equipe de desenvolvedores de sucesso.
  • Grandes programadores podem se  comunicar de maneira convincente com a equipe técnica e não técnica .

Pontos fortes do desenvolvedor: conclusão
Está se tornando mais difícil encontrar excelentes programadores. O setor de tecnologia está passando por uma situação de escassez de talentos. Isso significa que precisamos de mais desenvolvedores que possamos encontrar e as empresas estão se esforçando para atrair os principais talentos da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *